BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília





1º Festival de Violão da BRAVIO



27, 28 e 29 de Julho


gfgfg

Com a participação de Eustáquio Grilo, Duo Retocar, Duo Rodrigo Carvalho / Malu Mestrinho, Cordaria (Alemanha), Renato Serrano (Chile) e Alvaro Henrique.

Além das apresentações, teremos também o 1º Concurso de Violão Eustáquio Grilo.



Programação:


Dia 27 de Julho
............ 10:00 – 1ª fase Concurso
............ 19:00 – Recital Alvaro Henrique
............ 20:00 – Recital Eustáquio Grilo

Dia 28 de Julho
............ 10:00 – Masterclass com Eustáquio Grilo
............ 15:00 – Masterclass com Renato Serrano (Chile)
............ 19:00 – Recital Duo Malu Mestrinho e Rodrigo Carvalho
............ 20:00 – Recital com Duo Retocar

Dia 29 de Julho
............ 10:00 – Final do Concurso
............ 15:00 – Masterclass com Oliver Thedieck (Alemanha)
............ 19:00 – Recital Renato Serrano (Chile)
............ 20:00 – Recital com Cordaria (Alemanha)

Eustáquio Grilo

O músico, violonista, compositor, arranjador e professor Eustaquio Grilo, tendo ganho concursos nacionais e internacionais como intérprete e compositor, assumiu também o magistério universitário, criando o curso de violão na Univerdisade Federal de Uberlândia (1981) e na Universidade de Brasília (1987). Neste programa apresenta quatro facetas significativas de seu trabalho: o arranjador clássico da Suite de Bach e da Sonata de Paganini, o intérprete que conquistou um prêmio internacional com a obra de Barrios, o pesquisador/arranjador da música brasileira desde o final do século XIX e o compositor cuja proposta inclui desde obras em estilos de época (Tocata Romântica, Tocata Cici e Tiloca) a obras de pesquisa onde o hibridismo cultural é o eixo determinante. Este é precisamente o caso da Rapsódia Caipira (Tocata 5) onde se mesclam uma toada, um aboio, um lundu, um ponteado, rasgueos e uma série, convenientemente inserida num contexto ingênuamente tonal, próprio da tradição violeira do Brasil.

CordAria

O duo de Barbara Kahlert (flauta) e Oliver Thedieck (violão), ambos professores do Conservatório de Munique, Alemanha, já realizaram diversas apresentações em seu país e vêm ao Brasil pela primeira vez trazendo um repertório que combina obras latino-americanas e européias.

Renato Serrano

O chileno, ganhador do último concurso Villa de Petrer (Espanha), se destaca entre os jovens violonistas de seu país e encerrará sua primeira turnê brasileira no festival da BRAVIO

Alvaro Henrique

Alvaro Henrique já se apresentou em cerca de 20 cidades brasileiras, na Inglaterra e na Grécia. Foi premiado em diversos concursos de violão do Brasil. Estará retornando de um viagem pela Europa, que inclui recitais em Munique (Alemanha) e Dublin (Irlanda).

Duo Rodrigo Carvalho e Malú Mestrinho

O duo formado por Malú Mestrinho e Rodrigo Carvalho iniciou no curso de Mestrado da UFG. Desenvolvem pesquisa de repertório erudito para voz e violão, voltado principalmente para a música brasileira e contemporânea. Estão preparando o primeiro CD.

Duo Retocar

Formado em 1993, surgiu do desejo de desenvolver uma prática musical em duo de violões que abrangesse diversos estilos e mesclasse em seus programas a música erudita com as manifestações mais elaboradas da música popular. Seus integrantes são Ronaldo Miotti e Kolmar Chagas, violonistas e professores da Escola de Música de Brasília.

Local: SESC 504 - Sul
Preço: R$10 inteira - R$5 meia (Entrada Franca para os concursos)


Bravio.