BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília


XIV encontro da BRAVIO – Fabiano Borges


O XIV encontro da BRAVIO não poderia ter sido melhor. Antecedendo nosso grande Festival de Violão, este encontro foi iniciado com a belíssima palestra do violonista e mestrando em música Fabiano Borges, falando sobre o trabalho solo do violão de 7 cordas. Fabiano fez um caminhar pela história do violão de 7 cordas, desde sua provável origem na Rússia até os dias atuais. Passando pelos principais instrumentistas de cada época, Fabiano envolveu a todos no assunto. Ao final da palestra, Fabiano fez uma audio-apresentação dos pontos anteriormente abordados pela sua palestra. Vale a pena ressaltar o preciosismo e a dedicação que o Fabiano teve neste primeiro momento do nosso encontro. Preocupou-se em montar um material didático, o qual foi distribuído para todos os presentes, se organizou para colocar o assunto dentro de uma forma interessantíssima e, alem disso, buscou gravações que exemplificavam sua explanação. Sem dúvida alguma uma grande palestra com muita informação e conhecimentos compartilhados.

Após a palestra deu-se início ao sempre esperado Sarau da Bravio. Este sarau foi bastante distinto de todos os outros que já tivemos: um Sarau circular! Com a presença de Augusto Mendonça, André Miranda, Vitor Guará, Paulo Miranda, Maurízio Martins e Pedro Rogério, o sarau durou mais de uma hora. Cada pessoa tocava uma música. Após o último se apresentar, a fila voltava ao seu início. Cada um tocou em média 4 músicas. Neste sarau realmente tivemos a certeza da importância deste momento dos nossos encontros. Como o mesmo está sendo realizado no próprio teatro do Sesc, a atmosfera do Sarau se aproxima muito a de uma apresentação normal. Notável o amadurecimento de palco das pessoas que vêem mantendo um ritmo mensal de participação.

O Recital de Fabiano Borges finalizou este nosso encontro. Mesmo em um feriado, o recital de Fabiano Borges deixou a casa cheia! Dando uma verdadeira volta musical pelas músicas da América - Latina e Espanha, Fabiano interpretou composições de autores argentinos, paraguaios, peruanos, brasileiros e espanhóis, deixando claro para todos os presentes o quanto a música latino-americana é rica, tanto no caráter rítmico quanto no caráter harmônico. Podemos colocar em destaque também a apresentação de algumas de suas composições próprias, como “Sambossa” e “Primeiro Trêmulo”. Fabiano foi retribuído diversas vezes por chuvas de aplausos da platéia.
Gostaríamos muito de deixar em evidência a participação e o envolvimento sem paralelo que o Fabiano teve neste encontro. Realmente nós temos que nos orgulhar de termos em nossa cidade um músico como este. Não só pela extrema musicalidade e virtuosismo, mas também pela garra e pré-disposição em fazer as coisas bem feita. Ficamos muito orgulhosos do resultado do evento como um todo e, mais ainda, somos extremamente gratos pela participação brilhante do Fabiano Borges. Muitíssimo obrigado Fabiano!

Quem quiser comprar ou ouvir fonogramas do Fabiano Borges, clique aqui.

Bravio.