BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

Professor Eustáquio Grilo é grande homenageado do I Festival de Violão da BRAVIO (Associação Brasiliense de Violão)


A Associação Brasiliense de Violão (BRAVIO) tem o prazer de organizar o I Festival da BRAVIO e o I Concurso de Violão Eustáquio Grilo. O evento ocorrerá em Brasília, no SESC 504 sul, nos dias 27 a 29 de julho de 2007, e contará com recitais e masterclasses do chileno Renato Serrano (vencedor do concurso Villa de Petrer) e do duo de flauta e violão CordAria, da Alemanha, além de apresentações de Alvaro Henrique, Júlio Cruz, do duo Rodrigo Carvalho (violão) e Malu Mestrinho (canto) e do duo Retocar.

Enriquece o evento um concurso que oferecerá oportunidades para novos talentos, bem como incentivará os estudantes do instrumento. O Concurso também visa preservar a memória e difundir o trabalho de Eustáquio Grilo, primeiro grande professor de violão na cidade, chefe da cadeira de violão na Universidade de Brasília.

Grilo conquistou o primeiro prêmio em um concurso internacional na cidade do México dedicado às obras do grande autor e violonista paraguaio Augustin Barrios. Atuou como professor, concertista e conferencista em cursos e festivais em Porto Alegre e na Escola de Música de Brasília. Trabalhou por sete anos como professor de violão na Universidade Federal de Uberlândia. Desde 87 é professor da UnB. Não há violonista na capital com trabalho de qualidade que não tenha sido seu aluno.

Em ambas as universidades implantou o curso de violão clássico, com o princípio de não excluir a música tradicional brasileira nem a latino-americana. Desta postura resulta que, em sua produção acadêmica, ao lado de enorme trabalho sobre Bach, encontra-se igualmente grande produção ligada ao choro e outras manifestações populares do Brasil.

Link para mais informações sobre o festival: http://bravio.blogspot.com/2007/04/i-festival-da-bravio-i-concurso-de.html
Link para vídeos de Eustáquio Grilo tocando as "12 Capricciosas", obra de sua autoria: http://video.google.com/videosearch?q=%22Eustaquio+Grilo%22
Link para partitura da Capricciosa no. 4 (Carcassínea), de Eustáquio Grilo: http://xs414.xs.to/xs414/07164/Capricciosa4a.png (página 1)
http://xs414.xs.to/xs414/07164/Capricciosa4b.png (página 2)

1 Comments:

At 4:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Me admira muito uma associação como esta homenagear um professor monstro destes, que tem uma verdadeira história de terror junto aos seus alunos na Universidade de Brasília.

 

Postar um comentário

<< Home