BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

VIOLONISTAS DE BRASÍLIA NO 10º ENCONTRO DA BRAVIO

O 10º Encontro da Associação Brasiliense de Violão (Bravio), que acontece em 9 de dezembro no SESC Estação 504 Sul (Brasília), terá sete convidados - Alessandro Borges, Fabiano Borges, Fernando Dell'Isola, Felippe Maravalhas, Geraldo Nascimento, Marcus Moraes, Pedro Rogério e Wagner Rodrigues –, todos moradores de Brasília.
Há outros pontos em comum nas trajetórias destes instrumentistas. Alessandro Borges, Marcus Moraes e Fernando Dell'Isola formaram-se no curso de Música da UnB e lecionam na Escola de Música de Brasília. Os cursos de verão desta Escola foram uma etapa importante na formação de Wagner Rodrigues, Pedro Rogério e Fabiano Borges – este, hoje aluno do mestrado em Música da UnB, já havia feito outro curso sem ligação com o universo dos sons: Ciências Contábeis. Também Geraldo Nascimento tem um primeiro diploma não-musical: é graduado em Medicina Veterinária.
O repertório do concerto que inicia às 20h inclui músicas dos brasileiros Tom Jobim (“Luiza”), Heitor Villa-Lobos (“Cadência” e “Valsa-Choro”), Garoto (“Jorge do Fusa”) e Antônio Madureira (“Romançário”, “Ponteado” e “Maracatu”), do espanhol Francisco Tárrega (“Rosita”), do inglês Stanley Myers (“Cavatina”) e do francês François Couperin (“Le Dodô”, “Les Sylvains” e “Le Tic-Toc-Choc”). As obras de Couperin, que viveu entre 1668 e 1733, foram originalmente escritas para cravo e serão apresentadas pelo Duo Fernando Dell'Isola e Felippe Maravalhas em transcrições para guitarra barroca e teorba, dois instrumentos que podem ser apontados como “antepassados” do violão atual. O ingresso para o concerto será de contribuição espontânea do público.
O Encontro começa com um teste comparativo da sonoridade de violões fabricados por diversos luthiers, às 15h, e terá ainda um sarau para reunir instrumentistas profissionais e estudantes de violão a partir das 18h; ambos os eventos com entrada franca. É solicitada apenas inscrição prévia ao sarau pelo e-mail bravio@gmail.com. O 10º Encontro da Bravio tem apoio do SESC 504 Sul.

SERVIÇO

Evento: 10º Encontro da BRAVIO
Data: 9 de dezembro de 2006 (sábado)
Local: SESC Estação 504 Sul (EQ 504/505 Sul, Brasília – 61-3217-9100)
Horários: 15h – Teste Comparativo de Violões - Comparação da sonoridade de instrumentos de diversos luthiers – entrada franca
18h – Sarau aberto a violonistas - inscrição pelo e-mail bravio@gmail.com
20h – Concerto com Wagner Rodrigues, Duo Fernando Dell'Isola e Felippe Maravalhas, Alessandro Borges, Geraldo Nascimento, Fabiano Borges e Marcus Moraes. – Ingressos: contribuição espontânea.
Repertório do concerto:
- Luiza (Tom Jobim)
- Cadência (Heitor Villa-Lobos)
- Cavatina (Stanley Myers)
- Romançário (Antônio Madureira)
- Ponteado (Antônio Madureira)
- Maracatu (Antônio Madureira)
- Le Dodô (ou L'amour au Berceau)(François Couperin)
- Les Sylvains (François Couperin)
- Le Tic-Toc-Choc (ou Les Maillotins) (François Couperin)
- Memórias (Marcus Moraes)
- Valseana (Sérgio Assad)
- Rosita ( Francisco Tárrega)
- Valsa-Choro (Heitor Villa-Lobos)
- Jorge do Fusa (Garoto)
Apoio: SESC 504 Sul