BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

Eustáqui0 Grilo e as tonalidades

Sábado, 10 de junho de 2006. Um dia inesquecível que marca a história do violão em Brasília. Eustáquio Grilo foi o convidado da BRAVIO para ministrar a masterclass pela tarde e apresentar sublime repertório na noite que já prometia ser atrativamente diferente.

Tarde

Depois de abordar assuntos como postura, técnicas e preconceitos no violão clássico, perigos do mau uso do instrumento, postura, além de breve breve conversa sobre Copa do Mundo e futebol em geral, o professor de violão erudito da Universidade de Brasília convida ao palco para apresentação didática o estudante de violão Algusto Mendonça. Augusto apresentou o Estudo 4, op. 60, de Matteo Carcassi. Grilo tratou de buscar soluções para uma melhor digitação e mudança de posição da mão esquerda. Como não poderia deixar de ser, a aula foi bastante satisfatória para todos os presentes naquela tarde.

Noite

Grilo sobe ao palco para iniciar a apresentação dos 24 Prelúdios de Manuel Maria Ponce, compositor mexicano que escreveu obras bastante representativas para violão solo. O violonista explica que os prelúdios foram escritos em tonalidades diferentes e declara que cada um dos prelúdios de Ponce é uma pérola, devido a beleza das composições. Com técnica impecável e interpretação sublime, Eustáquio Grilo fez valer sua opnião sobre as peças e convenceu o público presente sobre o valor da obra de Manuel Ponce.

As Capricciosas, doze composições de Eustáquio Grilo, homenageiam compositores que representaram enorme influência no repertório violonístico. O autor também faz uso de tonalidades diferentes para cada peça e explica que as mesmas recebem influência, seja em frases musicais ou em composições completas (variação sobre tema), de cada autor homenageado. A segunda parte do programa demonstra não só o virtuosísmo do violonista, mas também seu gênio compositor. Tal obra foi bastante apreciada pelo público em geral e aprovada pelos ouvintes mais exigentes.

A noite é encerrada de forma diferente. Ao invés do tradicionbal bis, Grilo abre oportunidade para responder perguntas sobre assuntos relacionados a música ou sua vida profissional como violonista, compositor e professor de violão erudito. Tornou-se notório que a idéia de perguntas e respostas, sugerida pelo próprio Grilo, obteve êxito naquela noite de sábado.

Clique nos links abaixo para vídeos das Capricciosas, de Eustáquio Grilo:

Capricciosas 1 e 2
Capricciosa 3 e 4
Capricciosa 5
Capricciosa 6
Capricciosa 7
Capricciosa 8
Capricciosa 9
Capricciosa 10
Capricciosa 11
Capricciosa 12

Texto e fotos: Wagner Rodrigues

2 Comments:

At 6:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostaria de saber se o professor tem algum site, ou alguma matéria publicada sobre exercícios com a mão direita, esquerda, etc.Obrigado.

 
At 9:21 PM, Blogger Alvaro Henrique said...

Olá Antônio;

O professor Grilo tem muito material, que você pode conseguir com ele (procure-o pela UnB).

Ele não tem site próprio.

 

Postar um comentário

<< Home