BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

Integral de Heitor Villa-Lobos para Violão em Brasília

O III Encontro da Bravio iniciou-se na tarde do dia 13 de maio com a masterclass apresentada por Alvaro Henrique, Bacharel em violão erudito pela USP.

Participaram da masterclass Roberto, Gilberto e Pedro Rogério. Roberto apresentou a Valsa-Choro de Heitor Villa-Lobos. Álvaro trabalhou sonoridade, forma, obras similares de Villa e problemas de trabalhar com edições inadequadas. Gilberto trouxe várias dúvidas de vários trechos de obras do Villa, e a aula foi considerada bem proveitosa. Pedro tocou Estudo 7 e 9 do Brouwer, com boa sonoridade e preparo.

O anúncio da programação atraiu a atenção de violonistas e apreciadores da música de Heitor Villa-Lobos. Álvaro, além da ousadia, deu um passo importante na história do violão de Brasília, pois não se tem notícia de que algum violonista tenha executado publicamente a obra integral de Heitor Villa-lobos para violão solo em Brasília. A integral de Villa-lobos para violão solo foi estreada em Brasília recentemente, mas o violonista já havia apresentado esse programa em Vitória, Goiânia e São Paulo.

O concerto é iniciado com os doze estudos, obra de 1929 composta para Andrés Segóvia que havia encomendado ao autor somente um estudo. Villa-lobos lhe dedicou uma série de doze. Álvaro demonstra conhecer bem a obra pela sua execução virtuosa e digitações inteligentes. Em seguida, o violonista segue com a Suíte Popular Brasileira, obra com cinco belíssimas peças para violão solo na qual o autor, que também tocava violão em rodas de choro, valorizou nossa música mesclando ritmos europeus com o nosso choro. Álvaro explica que a suíte é a reunião de obras avulsas que foram reunidas para edição.

Os cinco prelúdios apresentam uma outra fase do compositor. apesar das dificuldades técinicas da obra, as peças se sobressaem pela riqueza musical desenvolvida em harmonias criativas e violonísticas e melodias envolventes. Álvaro soube transmitir bem tais qualidades da obra e, consequentemente, do autor.

Para encerrar o programa, o violonista nos presenteia com sua execução virtuosa e envolvente do Choros Nº1, primeira peça de um ciclo de choros. Choros nº 1 foi dedicado a Ernesto Nazaret e data de 1920. Você pode conferir a execução no vídeo abaixo. O bis quebra a programação com a peça El Abejorro, de Emílio Pujol.



Texto e foto: Wagner Rodrigues
Vídeo: Rossi