BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília




 Brasília, sexta-feira, 12 de maio de 2006


Setenta minutos de Villa-Lobos

Da Redação

O violonista Álvaro Henrique faz recital no Auditório do Sesc

Como todo adolescente, o violonista erudito Álvaro Henrique era apaixonado por rock. Decidido, resolveu estudar guitarra. Entretanto, um amigo de colégio mudou sua visão. Apresentou para ele as belezas do violão erudito. “Eu achava o esquema de violão e voz muito chato”, diverte-se Álvaro. Mas quando começou a estudar o instrumento clássico, viu que aquela, sim, era sua paixão. E foi longe. Todo seu virtuosismo poderá ser conhecido amanhã, às 20h, em um recital no Auditório do Sesc (504 Sul). Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).

Com 25 anos de idade — começou a tocar aos 13 —, Álvaro já ganhou diversos prêmios e tocou em 20 cidades brasileiras, além de ter feito apresentações na Inglaterra e na Grécia. Ele foi agraciado com uma bolsa de estudos para aperfeiçoar sua técnica na Inglaterra. “Fui o único aluno da América”, lembra o brasiliense.

O repertório do recital abrange toda a obra para violão de Heitor Villa-Lobos. São cerca de 70 minutos de músicas de um dos maiores compositores eruditos da história brasileira. Para os estudantes de violão erudito, no mesmo dia, às 15h, haverá uma aula, em que Álvaro ouvirá os violonistas inscritos e dará dicas para o melhoramento de suas técnicas. Os interessados devem escrever para bravio@gmail.com e levar instrumento e partitura no dia.