Planejando o sucesso
As atividades da BRAVIO de 2005 se encerraram no dia 05 de dezembro com uma palestra de Moysés Lopes no Auditório do Departamento de Música da Universidade de Brasília. O tema abordado, planejamento de carreira para músicos, é um assunto que o meio em geral acha que deveria ser discutido nos conservatórios, nas escolas de música e nas universidades em geral, mas infelizmente raramente aparece. Foi uma honra poder oferecer para os músicos de Brasília (não só violonistas) uma palestra com um tema tão importante.
O evento começou com uma breve explicação de como se deve planejar uma carreira. Foi explicado com muito cuidado o papel do planejamento na nossa área, inclusive o de planejar não ter planejamento algum. Moysés apontou que não há decisão errada ou sonho irreal, o que não se pode é deixar a vida ao saber do vento ou não trabalhar etapa por etapa para conseguir algo. Foi explicado, de maneira didática, informal e com riqueza de exemplos retirados da experiência pessoal do palestrante, como pensar em objetivos, metas, estratégias e no controle do planejamento. Para saber mais sobre esse assunto, no link http://www.cameratabrasileira.mus.br/gestao_e_planejamento_carreira.doc há um texto de Moysés Lopes sobre essa primeira parte da palestra.
Em seguida foi feito um exercício interativo em que através da participação da platéia era elaborado um planejamento de carreira hipotético. Os dois objetivos escolhidos para serem desenvolvidos foram "Pagar as contas como músico" e "Ter muito conhecimento musical". O primeiro desafio é deixar esses objetivos claros. O que seria pagar as contas? Que valor? O que seria ser músico? O que você quer fazer na área da música? O que você pode fazer de melhor? O que é ter muito conhecimento musical? Que áreas que querem ser conhecidas? Com que profundidade?
Em seguida, o grupo passou a pensar em metas para esses objetivos. Quantos recitais por ano serão feitos? Com que cachê? Quantos alunos você deve ter? Por quanto o preço da hora/aula? Que cursos devem ser feitos? Como financiar os cursos, livros e outros materiais didáticos?
Por fim, a etapa mais trabalhosa de todas: como conseguir as metas planejadas? Como obter x recitais por ano? Ser conhecido é preciso? Ser conhecido por quem? Que provas serão necessárias para fazer os cursos escolhidos? De onde tirar o dinheiro para financiar o estudo?
O interessante dos exemplos é que um se propõe a oferecer um serviço que deve ser remunerado enquanto o segundo é um objetivo que exige muito mais custos que gera renda. A partir desse ponto, foi discutida a possibilidade de se ter uma carreira que realize o músico mas que, por não oferecer boa renda, exige que esse indivíduo tenha uma atividade mantenedora para financiar sua atividade musical.
Em 2005 a BRAVIO ainda estava criando uma semente para oferecer mais atividades culturais de qualidade na capital. No ano seguinte esperamos poder oferecer mais qualidade, mais eventos, mais música, mais alegria, mais conhecimento, mais vida e mais prazer. Desejamos tudo isso a todos. Contamos com sua colaboração para podermos realizar esse sonho. Feliz 2006 e tenha um ano com muita música nos ouvidos e no coração.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home