BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

V Encontro pré-BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Apoio e parceria: SESC 504 sul
VARIG


Convidados de dezembro: Mércia Pinto e Paulo Porto Alegre

O paulistano Paulo Porto Alegre foi professor dos Festivais de Música de Campos do Jordão, Londrina, Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, entre outros.

Já tocou com as principais orquestras brasileiras, sob regência de Eleazar de Carvalho, Isaac Karabchewsky, Benito Juarez, Fabio Mechetti, Henrique Morelembaum, Camargo Guarnieri, David Machado e Diogo Pacheco. Conquistou o primeiro lugar nos V Concurso Internacional de Violão Palestrina (1979) e no III Concurso Internacional de Violão do Festival Villa Lobos (1984). Em 1986 foi um dos vencedores do II Prêmio Eldorado de Música.

Foi o único brasileiro no I Festival Internacional IDRIART de Música Erudita de Pequim (China), tendo atuado no evento como professor, solista e camerista. Em 1992 realizou tournê solo na Alemanha e na França. Tem cinco CDs gravados e inúmeros compositores dedicaram obras para Paulo Porto Alegre, entre eles Radamés Gnatalli.

Nesse encontro, Paulo Porto Alegre dara inicio as festividades dos 100 anos de nascimento do compositor brasileiro Radames Gnatalli.

Auditorio do SESC da 504 Sul
Sabado, 3 de dezembro de 2005

Programação:

14:00 – Palestra com Mércia Pinto (ex-professora de História da Música e Música Brasileira da UnB). Tema: Compositores Nacionalistas Brasileiros. Entrada franca.

21:00 – Recital de Paulo Porto Alegre

Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Vendas no SESC da 504 sul. Traga quatro amigos e entre de graça.

Programa:

Obra Integral para Violao Solo de Radamés Gnattali

Dança Brasileira (1958)
Pequena Suite: Pastoril, Toada, Frevo (1985)
Brasiliana n 13: Samba-Bossa Nova, Valsa, Choro (1983)
Tocata em ritmo de samba no. 1 (1950)
Tocata em ritmo de samba no. 2 (1981)
10 Estudos para violão (1967)