BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

Voz e violão em alto estilo

O IV Encontro pré-BRAVIO foi iniciado pela masterclass com Rodrigo Carvalho, professor substituto da Universidade de Brasília (UnB). Das masterclasses que ocorreram, foi a que abordou o maior número de assuntos ligados ao violão. Sonoridade, disciplina de estudo, importância do estudo continuado com a partitura, uso do metrônomo, noções de interpretação de época, entre outros... Poucos assuntos importantes ficaram de fora. O ponto que Rodrigo foi mais enfático, no entanto, foi no tocante à forma de estudar uma peça nova. Ao invés de "tirar" a música (ou seja, decorá-la, abandonar a partitura e já tocar no andamento o mais rápido possível), estudar a partitura com atenção, tendo um grande cuidado com a limpeza, a sonoridade, a movimentação das mãos, a importância de estudar ora rápido ora lento, e com o cuidado de não decorar informações que não estão na partitura (notas e ritmos errados).

Em seguida ocorreu um dos recitais de maior destaque desse ano. As obras foram muito bem escolhidas, e esse programa de bom gosto foi muito apreciado pela platéia. Houve pessoas que não tinham ouvido essa formação antes que ficaram surpresas com a qualidade do trabalho.

Malú Mestrinho se mostrou uma cantora excepcional desde as primeiras peças do recital. Sua pronúncia nas obras em português era clara e inteligível, e sua impostação de muito bom gosto, ao contrário da impostação exagerada que os cantores líricos costumam utilizar ao cantar na língua pátria. Fraseado de ótimo gosto, interpretação envolvente, técnica impecável, bela sonoridade. Assim foi a atuação de Malú Mestrinho nesse recital.

Seu colega de duo, Rodrigo Carvalho, não ficou atrás. Acompanhar uma cantora com grande potência sonora constitui um desafio para o violonista, e a sonoridade de Rodrigo conseguiu preencher toda a sala. Acompanhar, especialmente obras com acompanhamentos tão sofisticados, é uma arte à parte, tão difícil e trabalhosa quanto a do solista, e o violonista exerceu seu papel com uma qualidade ímpar.

A platéia adorou as canções de William Walton. Essa obra do compositor inglês, já conhecido dos violonistas, apresenta uma linguagem impressionista, com alguns elementos do jazz e uma escrita bem camerística, em que o acompanhamento ocupa um papel de relevância na obra.

O ponto alto do recital foram as Siete Canciones Españolas de Manuel de Falla. Cada canção desse ciclo se propõe a ressaltar uma forma típica da canção espanhola, em que cada região desse país tem uma cultura regional própria. Foi nessa peça que a dramaticidade de Malú Mestrinho e o virtuosismo de Rodrigo Carvalho impressionaram a platéia que não conseguia conter o entusiasmo. A platéia pediu bis até os músicos se recusarem a voltar para o palco.

Desejamos muito sucesso para Malu Mestrinho e Rodrigo Carvalho, e a BRAVIO sempre terá as portas abertas para um trabalho com a qualidade que os músicos apresentaram no último encontro.