BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

Um bate-papo bem musical

O primeiro sarau da BRAVIO realizou-se no dia 12 de novembro, na livraria Musimed da 505 sul. Infelizmente, pelo fato do evento ter sido realizado no último feriado prolongado do ano, o número de participantes foi pequeno. Foi sentida e comentada a ausência de várias pessoas que estão prestigiando os eventos da BRAVIO.

O evento começou bem informal, com um bate-papo entre os participantes. Causos do mundo do violão, postura, formas de estudo, madeiras para a construção de violões, entre outros assuntos, foram discutidos por cerca de dez minutos.

Após essa conversa, Alvaro Henrique subiu ao palco interpretando os 12 Estudos de Heitor Villa-Lobos. Entre cada estudo, ele fazia algum comentário sobre a peça, respondia perguntas da platéia, e alguns adicionavam informações ao comentários do intérprete. Por exemplo, um membro da platéia comentou do famoso primeiro encontro entre Andrés Segovia e Heitor Villa-Lobos, que cada um dizia de um jeito diferente, desmerecendo o outro.

Apesar de muito participativos, a maioria dos presentes não se animou para tocar. Certamente o fato de ter sido aindo o primeiro sarau deixou algumas pessoas tímidas. Com o tempo, esperamos que os violonistas da cidade - incluindo os amadores, que tocam por paixão - valorizem essa oportunidade de mostrar sua musicalidade livremente para uma platéia que gosta tanto do instrumento.

Em seguida, Wagner Rodrigues apresentou várias obras curtas, fazendo um espetáculo à parte. Ele tocou o Prelúdio nº 01 do Cravo Bem Temperado, a Alemande da suite BWV 996 e um Minueto, de Johann Sebastian Bach; Torija, de Frederico Moreno Torroba; Estudo em mi menor de Francisco Tárrega; Prelúdio 3 de Villa-lobos; Romance de Amor; Gente humilde, de Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) e João e Maria, de Chico Buarque e Sivuca. Sua performance estava tão inspirada que o próprio Bohumil Med teve de interrompê-la para poder fechar a loja.

O público, apesar de pequeno, saiu satisfeito com o evento e ansioso para saber de mais atividades. Esperamos que nos próximos saraus mais violonistas aproveitem essa oportunidade de mostrar seu talento e trocar idéias sobre música.

Fotos: Wagner Rodrigues e Karla Cristina Vargas