BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

Um encontro intenso

As atividades começaram com uma masterclass ministrada por Masao Tanibe, artista vencedor do último Concurso Internacional José Tomas - Villa de Petrer, na Espanha, que ganhou como parte da premiação uma turnê no Brasil, cuja apresentação em Brasília a BRAVIO organizou. Em todas as suas orientações, o convidado revelou um imenso cuidado com detalhes e com a alta qualidade técnica da interpretação. Na Valsa-Choro de Heitor Villa-Lobos que Roberto interpretou, Masao trabalhou cada voz separadamente e a tensão harmônica de cada acorde. No Prelúdio 3 (Campo) de Abel Carlevaro tocado por Alexandre Aguiar, muito cuidado na condução da melodia e na separação entre melodia e acompanhamento. Já quando Fabiano Borges (foto) tocou a Valsa Op. 8 no. 4 de Barrios, foi a vez de trabalhar o ritmo da Valsa Vienense e resolver a digitação dos trechos mais capciosos. Pedro Rogério, o último participante, mostrou o Prelúdio BWV 999, de J. S. Bach, e Masao orientou como como conduzir da harmonia e cada voz do acorde com muito cuidado.

Enquanto o artista se preparava para a sua apresentação, foi a vez dos participantes mostrarem seu talente. O segundo sarau que a BRAVIO organizou teve uma participação tão boa que a partir de agora todos nossos encontros contarão com um sarau na programação. A pequena sala de exibição ao lado da entrada do Auditório do SESC 504 Sul se revelou um ótimo espaço para concertos, com uma acústica muito boa. Nove pessoas se apresentaram no espaço, nenhum deles com a intenção de exibir virtuosismo, mas de dividir a sua paixão pelo instrumento.

Augusto foi o primeiro a participar, interpretando a Entrada do Caderno de Marisa, de César Guerra-Peixe e os Estudos 4 e 5 Op. 60 de Matteo Carcassi. Em seguida, Daniel Suassuna tocou Julia Floria e Gran Trêmolo, de Barrios. Fabiano Borges executou uma música própria, Sambossa, e Lamentos do Morro, de Garoto. Wagner Rodrigues, que esteve presente no sarau anterior, mostrou a Alemande da 1a. Suíte para alaúde de Bach e Luíza, de Tom Jobim. Maurízio Martins se apresentou em público pela primeira vez, apresentando o Estudo no. 14 de Fernando Carulli. Pedro Rogério mostrou uma bela sonoridade no Estudo 7 de Leo Brouwer e no Jorge do Fusa, de Garoto. Geraldo Nascimento, que estava apreciando o evento, pegou um violão emprestado e tocou Romançário, de Antônio Madureira, e a Bagatela 2 de William Walton. Alexandre Aguiar (foto) encantou com o Prelúdio Americano 1, de Abel Carlevaro e a Fuga no. 1 de Brouwer. Otacílio, professor de violão no SESC que dá apoio técnico aos eventos da BRAVIO, tocou duas belas músicas de sua autoria, Moleque II e Dança Antiga, seguida por Dee, de Randy Roads.

Masao Tanibe subiu ao palco e iniciou com a Sonata no. 5 em Si menor de S. L. Weiss, exibindo uma interpretação sólida e segura. Em seguida, uma versão de T. Sasaki de Sakura, canção folclórica japonesa. A versão interpretada não é a mais conhecida, gravada por John Williams, porém se mostra mais fiel à música japonesa, razão pela qual o artista prefere esta edição. A primeira parte se encerrou com uma peça contemporânea de muito efeito e bem construída, Hommage a Bela Bartok e Obroska.

Após um breve intervalo, a platéia foi brindada por uma bela interpretação de Introdução e Capricho de Regondi. Masao tocou essa obra com uma clareza muito grande, explicando muito bem a harmonia. A mesma característica também se fez presente na Rossiniana 1, de Mauro Giuliani, que foi tocada com tanta segurança e tranquilidade que o intérprete deixou a impressão dessa ser uma das peças mais simples do repertório violonistíco - e sabemos que não é. O recital terminou com uma obra importante, complicada e muito intensa do repertório para o instrumento: a Sonata 0p. 47 de Ginastera. Masao mostrou uma gama de sonoridades e uma intensidade de interpretação espetaculares, e mesmo quem não é fã de música contemporânea se emocionou com a performance. Você pode conferir um vídeo do último movimento dessa obra no link indicado.

De bis, Oracion para Todos, de Augustin Barrios Mangoré. Um vídeo dessa peça pode ser visto clicando aqui

Queremos agradecer a todos os presentes e aos patrocinadores que viabilizaram esse evento: além do SESC 504 Sul, o www.2go.com.br e o Concurso Internacional Jose Tomas - Villa de Petrer. A partir desse ano, todo ganhador desse concurso tocará num dos eventos da BRAVIO, e já estamos ansiosos para receber o vencedor desse concurso realizado na Espanha.

Fotos: Wagner Rodrigues