BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

Correio Braziliense - DF
07/04/2006 - 09:45

Do erudito ao popular
Formado pela Universidade de Brasília (UnB) e com um mestrado na Universidade de Indiana (Estados Unidos), Júlio sobe ao palco do Sesc

Nahima Maciel

O violonista Júlio Cruz quer conduzir o espectador por um passeio que começa na música erudita e desemboca no universo popular. Para o recital programado para hoje, no Sesc, o instrumentista preparou peças de Federico Moreno Torroba e William Walton, compositores eruditos da primeira metade do século 20, mas também de Astor Piazzola, Garoto e Paulo Belinatti. A idéia de Júlio é levar o público pelas nuances capazes de demonstrar como a música popular e a erudita se alimentam uma da outra.

Formado pela Universidade de Brasília (UnB) e com um mestrado na Universidade de Indiana (Estados Unidos), Júlio sobe ao palco do Sesc para inaugurar a programação de 2006 de um projeto iniciado no final do ano passado, com a criação da Bravio, a Associação Brasiliense de Violonistas. Composta por mais de 40 profissionais, a associação pretende realizar um encontro a cada mês, sempre acompanhado de uma masterclass com o artista convidado. “O objetivo é valorizar o músico que tenha um trabalho mais perene na cidade”, avisa Júlio.

Júlio escolheu o espanhol Torroba para iniciar o recital com peças eruditas mas profundamente enraizadas na cultura espanhola. Já Walton é inglês e suas composições têm características muito européias, embora a peça escolhida por Júlio, Cinco bagatelas, carregue um movimento pontuado por ritmos latinos. De Piazzola, o instrumentista executa Milonga do anjo e Morte do anjo, trechos do Balé do anjo com arranjos especialmente concebidos para o violão. Em seguida, Garoto e Belinatti completam o toque de popularidade da última parte do recital. A masterclass será amanhã, às 15h, no Sesc (504 Sul), com entrada franca e inscrições pelo e-mail bravio@gmail.com. O recital, também amanhã, está marcado para as 20h, também no Sesc, com ingressos a R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).