Casa Cheia

Júlio, que iniciou seus estudos de violão na Escola de Música de Brasília, formou-se como Bacharel pela Unb e obteve bolsa de estudos da Indiana University, adquirindo o grau de Mestre em Música.
O violonista Júlio abordou questões técnicas e musicais com muita propriedade e conhecimento. A masterlcass foi um sucesso na opinião dos participantes.
O Recital

Júlio inicia sua apresentação com a Sonatina de Frederico Moreno Torroba, conhecida obra entre violonistas eruditos que foi bastante divulgada por Andrés Segóvia e outros violonistas, inclusive brasileiros. Júlio Cruz manteve a precisão técnica e interpretação coerente durante os três movimentos da Sonatina de Torroba. O concerto segue com as cinco Bagatelas de William Walton, compositor inglês que demonstra influências latinas nesta obra. Antes de iniciar, Júlio Cruz declara que seu repertório é baseado em peças que ele gosta de ouvir e, consequentemente, tocar. O violonista também disse que dentre as cinco Bagatelas prefere o 3º movimento –Alla Cubana.
Com alteração na ordem do programa, Julio segue tocando Inspiração e Jorge do Fusa de Aníbal augusto Sardinha, compositor, violonista (e multi-instrumentista) brasileiro mais conhecido como Garoto que tem sua obra reconhecida por músicos e ouvintes de todo mundo.
Suite Contatos, representativa obra de Paulo Belinatti é composta por cinco movimentos dedicados a violonista brasileira Cristina Azuma. Júlio tece elogios ao autor da suíte e à violonista a quem foi dedicada a obra Júlio Cruz. conduz os movimentos com segurança e interpretação marcante.
Milonga Del Angel e La Muerte del Angel, peças do compositor argentino Astor Piazolla, encerram a programação da noite onde Júlio diz que , mesmo sendo a Milonga uma peça que sugere tristeza, ele pensa em algo romântico para interpretá-la e sugere que o público faça o mesmo ao ouvi-la. Após aplausos intensos da platéia, Júlio Cruz retorna para o bis onde toca Pau de Chuva, quarto movimento da suíte contatos de Paulo Belinatti.
Texto e fotos: Wagner Rodrigues, 1º secretário da BRAVIO
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home