BRAVIO - Associação Brasiliense de Violão

Notícias sobre o violão de concerto em Brasília

Show com Duofel

Sábado, dia 4 de março às 19:00
Local: Livraria Cultura CasaPark Shopping Center - SGCV - Sul, Lote 22, Loja 4-A, Zona Industrial, Guará - Brasília-DF
tel 61- 34 10 40 33

Duo formado pelos violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo, que começaram a tocar juntos em 1977, quando o alagoano Fernando mudou-se para São Paulo, terra natal de Luiz.

Depois de iniciar a carreira tocando em conjuntos de baile, os dois resolveram investir em outro estilo musical, influenciados principalmente por Paco de Lucia, pela música dos índios tabajaras e acima de tudo, Egberto Gismonti.

Com essas referências, viajaram pelo nordeste do Brasil em 1978, e no ano seguinte, de volta a São Paulo, começaram a se apresentar em bares e casas noturnas do circuito alternativo, já com o nome Duofel (cuja origem é a junção das palavras 'dupla Fernando e Luiz').

O Duofel fez parte da banda da cantora Tetê Espíndola e com ela viajou em turnês, atuando como instrumentistas e arranjadores. Assinaram, inclusive, o arranjo de 'Escrito nas estrelas', música que venceu o Festival dos Festivais em 1985.

De 1987 data o primeiro disco da dupla, 'Duofel Disco Mix'. Depois gravaram 'As cores do Brasil", pela alemã Line Music. Em 1992 passam a excursionar com Hermeto Pascoal, que se revela apreciador do trabalho do duo. Só a partir do terceiro disco, 'Duofel', passam a gravar músicas de outros compositores, com arranjos próprios.

Neste disco contaram com a participação de Oswaldinho do Acordeon, outra influência decisiva na carreira. Excursionaram pela Europa e se apresentaram também no Free Jazz Festival.

O disco 'Kids Of Brazil' (Velas, 1996) foi dedicado aos meninos de rua. Em 2000 foi lançado pela Trama o disco comemorativo 'Duofel 20', celebrando os 20 anos de carreira do duo.